28 de dez de 2011

O Hobbit - J. R. R. Tolkien


Em 1955, numa carta a W. H. Auden, Tolkien recorda-se de que no final da década de 1920 quando era professor do Anglo-Saxão na Faculdade de Pembroke, Oxford, ele começou o Hobbit quando trabalhava como corretor de provas para o certificado escolar. Tolkien encontrou um papel em branco e, sem que ele mesmo soubesse o porquê, escreveu as seguintes palavras: Em um buraco no chão vivia um hobbit. Anos depois, Tolkien disse ser esse o fato mais maravilhoso que poderia ter ocorrido na vida de um corretor de provas. Contudo a produção da história não avançou durante um bom tempo, embora tenha redigido nos anos seguintes o mapa de Thror, esboçando a geografia de ambientação da história. Sua publicação foi sugerida quando Tolkien emprestou o manuscrito incompleto para a Reverenda Madre de Cherwell Edge. Este manuscrito foi então visto por Susan Dagnall, uma bacharel de Oxford que trabalhava para Allen & Unwin (comprada em 1990 pela Editora Harper Collins) e analisado depois por Rayner Unwin, o filho de Stanley Unwin, fundador da Allen & Unwin, na época com 10 anos de idade, que ficou maravilhado pela história. Dagnall ficou tão encantada com o material que encorajou Tolkien a terminar o livro. Em 3 de Outubro de 1936 Tolkien enviou o texto completo e datilografado para Allen & Unwin e em1937 é finalmente publicada a primeira edição de O Hobbit. Tolkien introduziu ou mencionou personagens e lugares que são importantes em seu universo, como Elrond e Gondolin, juntamente a elementos de lendas germânicas. Mas a decisão de que os eventos ocorridos em O Hobbit poderiam pertencer ao mesmo universo de O Silmarillion foi tomada somente após a publicação, quando os editores pediram uma sequência para O Hobbit. Tolkien inicia o trabalho na continuação, desenvolvendo-a até se tornar O Senhor dos Anéis.
O Hobbit relata a história de um hobbit pacato, Bilbo Bolseiro, que é "convidado" por um mago, Gandalf, a entrar numa aventura como ladrão, com mais 13 anões. Esta aventura tem como objetivo recuperar o tesouro dos anões, há muito tempo roubado por um dragão chamado Smaug. 
  • A adaptação terá dois filmes, a primeira dirigida por Peter Jackson com roteiro escrito por ele em parceria com Fran WalshPhilippa Boyens e Guillermo del Toro com data de estreia para 14 de dezembro de 2012. Já o segundo estreará em 13 de dezembro de 2013.
Download Livro AQUI


Trailer do filme:


Informações retiradas da Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário