4 de jun. de 2011

First Light - Rebecca Stead

"Peter está entusiasmado - vai embarcar em uma expedição para a Groenlândia, onde seu pai estudará efeitos do aquecimento global. Terá de deixar a escola de lado, guiar um trenó puxado por cães e - o principal - compartilhar várias aventuras com o pai. Thea vive em uma comunidade sob o gelo, no extremo norte do planeta, sonhando em ver a luz do sol. Seu povo foi obrigado a fugir da Inglaterra e a se refugiar em um mundo secreto. O que pode haver em comum entre os mundos destes dois jovens?"

Esse foi um dos livros que mais me surpreendeu. Devo dizer que quando o recebi, fiz super pouco caso. Toda vez que me aparece um livro novo, eu começo a ler, o que não foi o caso desse. Agora sou toda arrependimentos. Essas férias não me restava muitas opções e eu sentia a necessidade de algum livro de aventura, algum livro diferente. Existe uma capa que descreva um livro diferente melhor que essa? E foi aí que começou. O início ainda não havia me fisgado por inteira, mas as questões que ele levantou me fizeram prosseguir. Eis que o livro dá uma reviravolta inesperada. Os personagens se tornam mais reais e mais importantes que nunca. Fatos começam a acontecer, coisas que não poderíamos imaginar, acontecem. As respostas são reveladas de modo surpreendente e desde então, não há como largar o livro. A curiosidade chega ao ponto de você querer pular para o final para ver o que vai acontecer. Além disso, vale destacar que no livro há pouquíssimo romance. Eu sou daquelas que acreditam que todo bom livro deve ter um romance, nesse caso, ele até poderia passar despercebido que não diminuiria meu apreço por ele.
Outra coisa, o que mais me fez admirar esses personagens, foi a garra deles em perseguir seus sonhos. Enfim, leiam, que é super recomendado.

Um comentário: