2 de ago de 2010

Um Amor Para Recordar - Nicholas Sparks

Mais um de meus livros prediletos. Como todo livro de Nicholas Sparks, você se emociona, sente o coração disparado e chora. O livro é totalmente lindo, trata de religião, de amor para toda a vida e como superar quando alguém que a gente ama tem que partir. O livro foi lançado em 1998 e o fime saiu quatro anos depois. A adaptação do livro foi super mal recebida pelos críticos, mas foi muito aplaudida pelo público adolescente, pois a história do livro não passa de uma releitura do filme "Love Story", melodrama de sucesso estrondoso nos anos 70. Com as devidas adaptações para o público juvenil americano do fim dos anos 90, o filme rendeu cerca de US$ 47 milhões só nos Estados Unidos (dados de 2006). Foi a menor arrecadação de um filme baseado em um romance de Sparks.
"Um Amor para Recordar" também foi muito bem-sucedido na comunidade cristã: a personagem principal, Jamie Sullivan (Mandy Moore), é uma jovem religiosa praticante que nada se assemelha aos fanáticos ou fundamentalistas. Jamie foi inspirada na irmã de Sparks, Danielle Sparks, que morreu de câncer em 2000. O roteiro foi inspirado na sua vida. "Já doente, Danielle conheceu um homem que quis casar com ela. Ele sabia da doença e sabia também que talvez ela não conseguisse vencê-la", disse Sparks após a morte da irmã, em Berlim. Tanto o livro como o filme foram dedicados à Danielle. Sparks explica em sua página na Internet que embora o livro se passe na década de 50, ele e a roteirista do filme concordaram em situar a história nos anos 90. "Para tornar a história atraente para os jovens, nós a tornamos mais contemporânea", diz. Um exemplo é o comportamento de Landon Carter, interpretado por Shane West. Ele é pior no filme do que é no livro. "O que era considerado perigoso e sério para os adolescentes de 1950 não é mais para os jovens de 1990", diz. Para quem gosta do gênero, o filme consegue cumprir bem a proposta. A cantora Mandy Moore, menor de idade na época das filmagens, surpreende como Jamie. A trilha sonora é bem adolescente (com músicas cantadas por Mandy, claro), acaba combinando com o filme. "Um Amor para Recordar" quer tanto ser voltado para jovens que acaba superando seus limites - agrada outras faixas etárias.

Sinopse: "Landon é um jovem sem metas, medroso , irresponsável e que não tem fé, que foi punido por ter feito uma brincadeira de mau gosto a um rapaz que quase fica paraplégico. Como punição, o diretor da escola faz com que participe na produção de uma peça que está sendo montada, onde ele conhece Jamie Sullivan, filha do pastor da pequena cidadezinha onde moram, uma garota "certinha" que o ajuda a ensaiar para a peça com apenas uma condição: ele não se apaixonar por ela. Porém ambos se apaixonam, até que Jamie conta-lhe que possui leucemia, e que parou de responder aos tratamentos faz 2 anos. Isso muda a vida dos dois e Landon corre contra o tempo para poder realizar todos os sonhos de sua namorada antes que a morte os separe."

O livro será lançado no Brasil em 2011. Com nova capa.


Fonte: Wikipédia
Clipe de Cry – Mandy Moore

25 comentários:

  1. Esse filme é muito lindo... Chega a ser quase impossivel que alguém ame assim.

    ResponderExcluir
  2. eu amo muito esse filme. da mesma forma que a Jame inspirava o landon ela me espira.

    ResponderExcluir
  3. esse livro é maraaa!!!!

    ResponderExcluir
  4. TODOS OS LIVROS DE NICHOLAS SÃO ÓTIMOS!

    ResponderExcluir
  5. Se o livro for tão bem detalhado como o Filme é um leitura que você carregara por toda a sua vida com um ensinamento maior que se transparece, não sendo apenas um amor que dura alem dos limites da carne mais um ensinamento de como a sociedade se porta com suas barreiras e ações alheias

    ResponderExcluir
  6. esse livro e muitooo massa quando você ler vc não vai para de choraaaa (:

    ResponderExcluir
  7. muito lindo esse livro..
    chorei um monte!!

    ResponderExcluir
  8. eu amo esse livro,o filme é demais,tudo é muito comovente,eu chego até a chorar quando vejo o filme.

    ResponderExcluir
  9. O livro infelismente ainda não tive a oportunidade de ler, mas quero com certesa.
    E em relção ao filme, ele é otimo. Retrata perfeitamente o preconceito que as pessoas religiosas passam e mostra também que Deus tem planos em nossas vidas, pois é claro que Landon não era o tipo de garoto que Jame escolheria para ela, mas como Deus traça nossos caminhos ele mudou a vida de muita gente inclusive a minha, mostrando que até um cara que não tinha compromisso nenhum com a sua propria vida é usado por Deus para mudar a vida de outras pessoas.

    è o filme perfeito. O que aprendi com ele tem muito valor e vou carregar pro resto de minha vida.

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu tinha visto o filme e achei lindo. Já sabia que era inspirado em um livro, mas não do Nicholas Sparks, adorei saber!!

    ResponderExcluir
  11. simplesmente maravilhoso é o tipo de filme que eu já assisti varias e varias vezes e ainda me emociono. eles conseguem fazer agente sentir o amor, como algo sólido. eu amei o tema

    ResponderExcluir
  12. Eu já tinha assistido o filme inúmeras vezes,e em todas elas pude me emocionar.Mas o livro é simplesmente maravilhoso,é como se você estivesse vendo as imagens em cada linha que você lê.Eu ri no começo do livro,mas depois chorei sem parar,é simplesmente um ensinamento para a vida toda,que eu jamais ireu me esquecer,terminei de ler o livro ontem,e já vou reler de tão bom que é.

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei mto deste filme, e olha que eu ñ sou chegado mto em filmes de romance. Eu só ñ gostei do fato da protagonista morrer no final.

    ResponderExcluir
  14. é lindo esse filme ate hoje vi umas 2 e poucas vezes e chorei em todas as vezes lindooooo

    ResponderExcluir
  15. eu amo o filme e tenho certeza q tbem vou amar o livro.é uma história linda e comovente.

    ResponderExcluir
  16. Já li o livro e vi o filme várias vezes. Simplesmente não há como não gostar!

    ResponderExcluir
  17. esse livro é a realidade de quem se ama pois até depois da morte o amor prevalece adorei esse livro e também o filme

    ResponderExcluir
  18. amei tudo o filme e o livro ate chorei e uma coisa muito linda ameii

    ResponderExcluir
  19. eu adoro o filme e o livro ate chorei en uma coisa muito linda amei eu pedi livro para MIN LER EU ADORO

    ResponderExcluir
  20. Oi ! estou lendo o livro ;e estou gostando . já assistir o filme antes . E eu que sou homem "chorei" ;nem precisa falar que é bom .

    ResponderExcluir
  21. já assisti o filme antes ;e se ele fez um homem chorar ;quer'dizer que é bom !!! Comprei o livro e estou começando a ler ...mais estou gostando :

    ResponderExcluir
  22. Ja perdi as contas de quantas vezes ja vi o filme rs' chorei em todas elas. A história mostra realmente oq é o amor verdadeiro e q apesar de td um amor pode sim ser eterno. Msm depois da morte dela. Ela estava viva dentro dele, " nosso amor é como o vento. Não posso ver, mas posso sentir". Com certeza uma das melhores histórias de amor! Bjuu

    ResponderExcluir
  23. Nossa adoro tanto o livro quanto o filme.O livro não poderia ser feito em melhores palavras e o filme é tão perfeito que não me canso de assistir e choro quantas vezes for preciso mesmo sabendo o rumo que a história leva...
    “O amor é paciente e benigno, não arde em ciúmes; o amor não se ufana, não se ensoberbece; O amor não é rude nem egoísta, não se exaspera e não se ressente do mal. O amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. Está sempre pronto para perdoar, crer, esperar e suportar o que vier.”
    Um amor pra recordar, Nicholas Sparks

    ResponderExcluir